Até o dia 27 de novembro de 2017, a Prefeitura de São José, por intermédio da Secretaria Executiva de Comunicação Social, teve despesas de R$ 3.368.695,50 relativas à produção e à veiculação de peças de publicidade. Os dados são do Portal da Transparência.
Por exemplo, pelo serviço de gestão de mídias sociais, a Prefeitura desembolsou no período em questão R$ 293.000,00. Atualmente, a fan page do Executivo no Facebook tem 55.867 curtidores, já o perfil do Twitter, 1.540 seguidores.
Ainda no ano de 2017, até o dia 27 de novembro, o total pago às emissoras PrimerTV, RBSTV, Record News, SBTSC e RICTV foi de R$ 789.710,16. Já a agência de comunicação contratada pela Prefeitura recebeu R$ 586.068,40.
Os demais valores são referentes à publicidade em jornais, revistas e emissoras de rádio, além da produção dos materiais. Quantias relativas a conta de telefone, aluguel de veículos e cursos de capacitação, embora estejam relacionadas em "Outros serviços de terceiros - Pessoa Jurídica", não estão incluídas nos R$ 3.368.695,50 referidos anteriormente.
Orçamento
No setor público, existem basicamente quatro estágios de despesa:
No caso da Secretaria Executiva de Comunicação Social da Prefeitura de São José, a dotação inicial (fixação) de créditos para "Outros serviços de terceiros - Pessoa Jurídica" (nos quais incluem-se as peças publicitárias) foi de R$ 6.126.601,21.
Desse total estimado, foram empenhados até agora R$ 5.158.351,15 para a produção e a veiculação de publicidade, dos quais R$ 3.592.390,46 já foram liquidados e R$ 3.368.695,50, efetivamente pagos.
Com relação aos serviços de publicidade, o município vizinho Florianópolis aprovou a Lei nº 10.199, de 27 de março de 2017, que dispõe sobre a divulgação dos valores pagos em publicidade pela Prefeitura da Capital. Lá, as peças de divulgação devem apresentar a quantia paga pela veiculação.
Por exemplo, pelo serviço de gestão de mídias sociais, a Prefeitura desembolsou no período em questão R$ 293.000,00. Atualmente, a fan page do Executivo no Facebook tem 55.867 curtidores, já o perfil do Twitter, 1.540 seguidores.
Ainda no ano de 2017, até o dia 27 de novembro, o total pago às emissoras PrimerTV, RBSTV, Record News, SBTSC e RICTV foi de R$ 789.710,16. Já a agência de comunicação contratada pela Prefeitura recebeu R$ 586.068,40.
Os demais valores são referentes à publicidade em jornais, revistas e emissoras de rádio, além da produção dos materiais. Quantias relativas a conta de telefone, aluguel de veículos e cursos de capacitação, embora estejam relacionadas em "Outros serviços de terceiros - Pessoa Jurídica", não estão incluídas nos R$ 3.368.695,50 referidos anteriormente.
Orçamento
No setor público, existem basicamente quatro estágios de despesa:
- Fixação (estimativa do gasto, ainda durante a elaboração do orçamento);
- Empenho ("reserva" ou "separação" do valor para determinado fim);
- Liquidação ("atestado" da prestação do serviço ou da compra e reconhecimento do direito do credor de receber a quantia);
- Pagamento (transferência da quantia de fato para o credor).
No caso da Secretaria Executiva de Comunicação Social da Prefeitura de São José, a dotação inicial (fixação) de créditos para "Outros serviços de terceiros - Pessoa Jurídica" (nos quais incluem-se as peças publicitárias) foi de R$ 6.126.601,21.
Desse total estimado, foram empenhados até agora R$ 5.158.351,15 para a produção e a veiculação de publicidade, dos quais R$ 3.592.390,46 já foram liquidados e R$ 3.368.695,50, efetivamente pagos.
Com relação aos serviços de publicidade, o município vizinho Florianópolis aprovou a Lei nº 10.199, de 27 de março de 2017, que dispõe sobre a divulgação dos valores pagos em publicidade pela Prefeitura da Capital. Lá, as peças de divulgação devem apresentar a quantia paga pela veiculação.